Estudo de caso: como uma escola aumentou suas matrículas usando campanhas no Instagram

Uma instituição de ensino tradicional percebeu que, embora sua reputação local fosse sólida, havia uma lacuna entre a quantidade de interessados em seu processo seletivo e o número efetivo de matrículas. Diante do desafio de converter mais potenciais alunos em matriculados, a equipe decidiu renovar as estratégias de captação, com foco na presença digital, especialmente no Instagram.

Estudo de caso. Como uma escola conseguiu aumentar matrículas

O objetivo era tornar a escola mais visível e atrativa para as famílias e estudantes que já estavam habituados a consumir informações pela internet. A seguir, serão apresentadas as etapas e táticas adotadas ao longo desse processo, destacando os resultados obtidos e as lições aprendidas.

Contexto e objetivos

A escola em questão oferece turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de cursos extracurriculares como música e idiomas. Mesmo com uma estrutura bem avaliada e professores experientes, a instituição enfrentava concorrência intensa no bairro, onde novas escolas particulares e colégios maiores vinham chamando atenção.
Algumas metas foram definidas para reverter esse cenário:

  • Aumentar em 20% o número de matrículas para o próximo semestre.
  • Elevar a visibilidade no ambiente digital, aproximando-se de pais e alunos nativos da internet.
  • Consolidar uma imagem moderna, sem perder a tradição e os valores educativos que sempre fizeram parte da proposta pedagógica.

Diagnóstico inicial

Antes de iniciar as campanhas, um diagnóstico foi realizado para identificar pontos fortes e fracos na comunicação digital da instituição.

  • Presença tímida nas redes: O Instagram da escola era usado apenas para postar fotos esporádicas de eventos, sem padronização visual ou estratégia de engajamento.
  • Pouca interação: Curtidas baixas, quase nenhum comentário e raros compartilhamentos indicavam que o público não via relevância no conteúdo.
  • Falta de alinhamento de equipe: Professores e coordenadores não estavam engajados em contribuir com ideias ou materiais, o que dificultava a criação de publicações mais ricas e variadas.

Com base nessas constatações, uma série de ações foi planejada para tornar o perfil no Instagram mais dinâmico e, sobretudo, efetivo na conversão de seguidores em matrículas.

Planejamento da campanha no Instagram

1. Definição de público-alvo

O primeiro passo foi mapear quem a instituição desejava atingir. No caso dessa escola, havia dois públicos principais:

  • Pais ou responsáveis: Interessados em encontrar um colégio com boa infraestrutura, segurança e resultados acadêmicos expressivos.
  • Alunos em idade pré-adolescente e adolescente: Focados em atividades interativas, tecnologia e reconhecimento nas redes sociais.

2. Criação de identidade visual

A equipe de marketing elaborou um novo conceito de cores, fontes e modelos para as postagens. Isso trouxe mais unidade ao feed, facilitando o reconhecimento imediato do perfil. Foram definidos templates específicos para:

  • Divulgação de eventos e datas importantes.
  • Depoimentos de ex-alunos, pais e professores.
  • Dicas de estudo ou conteúdos educativos.
  • Bastidores e curiosidades sobre projetos especiais.

3. Adoção de conteúdos estratégicos

Para cada público, conteúdos diferenciados foram planejados:

  • Pais: Vídeos curtos mostrando infraestrutura, segurança, depoimentos de profissionais qualificados e metodologias de ensino.
  • Alunos: Enquetes, quizzes, reels descontraídos sobre a rotina escolar e desafios que estimulassem participação (como competições internas e mostras de trabalhos criativos).

Execução das ações e táticas

1. Calendário editorial

Um cronograma mensal de postagens foi definido, cobrindo temas variados. Cada dia da semana tinha um foco diferente:

  • Segundas-feiras: Dicas de estudo e rotinas de planejamento, visando engajamento de pais preocupados com desempenho acadêmico.
  • Quartas-feiras: Reels com curiosidades, brincadeiras e conteúdos culturais que chamassem atenção dos alunos.
  • Sextas-feiras: Depoimentos de professores ou ex-alunos, apresentando conquistas e resultados alcançados.
  • Finais de semana: Mostra de eventos esportivos ou artísticos realizados durante a semana.

2. Uso de stories e highlights

Os stories diários passaram a exibir bastidores das aulas, turmas em atividades práticas e mensagens de “bom dia” personalizadas, gerando maior proximidade. Alguns stories eram salvos em destaques (highlights) para que informações importantes (como processos de matrícula e calendário de provas) ficassem sempre acessíveis.

3. Parcerias e hashtags locais

A instituição fez parcerias com empresas próximas, como livrarias e cafeterias, onde os alunos costumavam se reunir. Essas empresas mencionavam a escola em postagens conjuntas e vice-versa, aumentando o alcance. Além disso, foram criadas hashtags específicas, como #VemParaEscolaX e #FamíliaEscolaX, que unificavam as publicações dos participantes em torno de um mesmo tema.

4. Anúncios segmentados

Para garantir que as publicações chegassem a pessoas realmente interessadas, uma verba modesta foi destinada ao impulsionamento dos posts. O Facebook Ads Manager permitiu segmentar a localização (bairro e região), interesses (educação, conteúdo para pais, preparação para vestibular) e faixa etária (18 a 45 anos, contemplando tanto pais jovens quanto adultos mais experientes).
Em paralelo, alguns anúncios foram direcionados a adolescentes de 13 a 17 anos, ressaltando benefícios como laboratórios de informática modernos, quadras poliesportivas e eventos culturais.

Resultados obtidos

Depois de três meses aplicando a nova estratégia, observou-se:

  1. Aumento de 35% nas matrículas em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando a meta inicial de 20%.
  2. Engajamento triplicado no perfil do Instagram: média de curtidas e comentários por post subiu significativamente, enquanto stories passaram a ter um volume maior de respostas e reações.
  3. Maior retenção de alunos: Muitos pais relataram, no ato da rematrícula, que a aproximação digital e a transparência das informações reforçaram a confiança na instituição.
  4. Novas parcerias: Estabelecimentos parceiros perceberam a movimentação positiva e se mostraram abertos a iniciativas conjuntas, como eventos temáticos e projetos sociais.

Fatores de sucesso e insights

O uso estratégico do Instagram se mostrou determinante para conectar a escola com os públicos de forma orgânica e direta. Alguns fatores que alavancaram os resultados foram:

  • Consistência de postagens: O calendário editorial evitou hiatos e fez com que o perfil estivesse sempre ativo.
  • Conteúdo segmentado: A diferenciação entre posts voltados a pais e alunos deixou o feed equilibrado, agradando ambos os grupos.
  • Humanização: Mostrar bastidores e depoimentos pessoais gerou empatia, levando os espectadores a se sentirem parte da rotina escolar.
  • Interatividade: Enquetes, quizzes e caixas de perguntas fizeram com que os usuários se envolvessem, aumentando o alcance das publicações.

Rumos que apontam novas oportunidades

O estudo de caso demonstra que mesmo instituições tradicionais podem se reinventar e conquistar resultados expressivos por meio de ações bem planejadas no Instagram. As ferramentas de segmentação e a possibilidade de compartilhar conteúdo multimídia criam uma ponte sólida entre escola, pais e alunos, enriquecendo o diálogo e a percepção de valor.

Com o fortalecimento da presença digital, a escola ampliou sua capacidade de atrair estudantes não apenas do bairro, mas também de áreas vizinhas, além de reforçar a lealdade de quem já fazia parte da comunidade acadêmica. A experiência positiva inspira a continuar explorando novas tendências, como reels educativos, transmissões ao vivo de eventos ou parcerias com influenciadores locais, abrindo espaço para uma evolução contínua na forma como a instituição se comunica.

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *