O ano de 2021 tem sido de muito aprendizado, principalmente pelos projetos que a React tem absorvido sobre consultoria. Entre os meses de maio e junho, tive o prazer de fazer mentoria de marketing no Up Digital, como palestrante e consultor, junto a dois consultores que trouxe para o projeto.
Atendi cerca de 80 empresas, cada uma participou de três encontros coletivos, além de dois encontros de uma hora de mentoria de marketing. É aí que acontecem algumas mágicas.
Pessoas do Brasil todo participaram, e durante os encontros de uma hora, fazíamos nosso melhor para entender o contexto de cada um dos mentorados, além de propormos ideias e tarefas a serem priorizadas. Mas o post de hoje não é sobre o que ensinamos.
A maior beleza de ser consultor de um projeto de mentoria de marketing é também aprender muito. E após essa bateria de consultorias (foram mais de 200 horas de projeto), alguns pensamentos valiosos surgiram depois que a poeira baixou.
Abaixo, compartilho alguns:
1 – Antes de mentoria de marketing é preciso falar de gestão
Um pouco óbvio para nós que somos da área, mas entenda: quando alguém me fala que “precisa de um novo site”, na maioria das vezes, não é bem isso. Ao perguntar qual a motivação desta necessidade, é possível chegar à raiz da dor do cliente. Muitas vezes, o cliente está “pulando” prioridades.
Isso é um problema sério, que pude atestar nas consultorias. Às vezes o cliente tem problemas de equipe, pouca clareza em posicionamento, portfólio de produtos, ausência de um processo de vendas, e uma infinidade de fatores que podem o levar ao ponto de ver o marketing como uma válvula de escape.
É algo do tipo: “Eu não tenho vendedor e não sei nem o que é CRM, mas se eu trocar meu logotipo irei vender mais!”
As pequenas empresas (e algumas grandes também) ainda não entendem que marketing é um funcionário da estratégia da empresa. E é nosso dever como consultores deixar isso claro.
2 – Em marketing, tamanho de empresa não é documento
Em curtas linhas: vi empresas embrionárias que não davam a mínima para os conteúdos trazidos, e empresas com até 400 clientes recorrentes que estavam apostando muitas fichas em marketing. E também vi o contrário acontecer.
O que quero dizer é: o valor que a empresa dá ao seu marketing não tem ligação alguma com o porte da empresa.
Vai muito mais do empresário entender a importância do tema, e estar disposto a fazer algo sobre.
3 – Nem sempre o Marketing Digital deve ser priorizado
Em algumas mentorias de marketing, identifiquei que alguns empresários alocavam esforços em uma estratégia de marketing que não comportava o seu tamanho.
Existem casos em que a empresa precisa resolver outros problemas, como, por exemplo, sua desorganização financeira. Identifico isso quando ao perguntar o faturamento e a quantidade de clientes a resposta é “não sei”.
Um caso foi o de uma empreendedora no início de negócio neste contexto:
- Seu faturamento era algo em torno de R$ 2.500,00 mensal;
- Haviam apenas 5 clientes recorrentes em sua cartela de clientes;
- Quando perguntei qual era o faturamento desejado, a resposta foi simples: dobrar o faturamento.
Esta mesma empreendedora estava investindo metade do seu tempo de trabalho em redes sociais. A pergunta é: isso é realmente necessário para obter mais cinco clientes?
Para casos como este, a recomendação era explorar a própria base de conhecidos e a pequena carteira atual de clientes, que podem se tornar advogados da marca.
4 – Existe um viés sobre as redes sociais
O último exemplo já explica bastante. O empresário de início de carreira no Brasil, não tem ideia por onde começar a sua estratégia de marketing. E vejo que a principal prioridade dos empresários é “bombar no insta”. Isso pode ser um bom caminho para alguns segmentos, mas o problema é que tenho visto isso em TODOS os segmentos.
O fato é que existe um viés de que todo negócio tem a obrigação de estar nas redes sociais. Isso acontece conosco simplesmente porque na vida pessoal, a maioria das pessoas interage fortemente nas redes sociais. Mas não é por isso que seguir o viés é válido:
Quando você quer socializar, você vai nas redes sociais. E quando um cano estoura em sua casa, onde você procura a solução? No Instagram?
Normalmente não! Você recorre ao Google. E tem muita empresa de serviços que resolvem “problemas buscáveis”, que possuem redes sociais, mas não tem o Google Meu Negócio configurado, o que é o básico para ter presença em buscas locais.
No mais, entrar de cabeça sem o estudo prévio necessário nas redes sociais também gera desânimo no empreendedor, que na maioria das vezes, sentirá que “está sozinho” nas redes sociais. Isto, de forma desnecessária, podendo até afetar a moral do empreendedor / empresa.
5 – Marketing digital é difícil sim
O fato é que para o cidadão comum, marketing digital pode ser um bicho de sete cabeças. Nós, como profissionais de marketing precisamos ter empatia, pois acontece que nem todo empresário entende de marketing. E se somarmos com o último tópico, os vieses, o senso comum, e os achismos só complicam mais.
Para piorar, existe a diferença entre a teoria e a prática. A teoria está a disposição a poucas buscas de distância, mas acredito que só se entende marketing digital de verdade quando se pratica, ou no caso dos empresários, quando acompanham alguém a praticar em suas empresas.
Como especialistas de marketing, acredito que temos o dever de ser didáticos e estarmos dispostos a explicar com o que trabalhamos, principalmente se falamos com empreendedores de primeira viagem. Dar exemplos, usar analogias, e revisar o vocabulário americanizado é um bom início.
6 – Em alguns casos o caminho é delegar
É verdade que quando se começa uma empresa, os sócios performam diversas funções. Mas o ideal é que não seja assim pra sempre.
Especialmente quando se trata de uma empresa que tem poucos funcionários, é comum que o dono absorva funções de marketing e fique sobrecarregado. Os poucos funcionários que a empresa tem se concentram na produção.
O fato é, ser empresário e ser especialista em marketing digital são coisas diferentes. Em um determinado momento, o diretor de uma empresa “perde” produtividade se for executar as tarefas de marketing, simplesmente pelo fato de que marketing leva tempo e que a verdadeira função de um diretor é traçar estratégias e tomar as decisões que ditam o rumo da empresa.
Em outras palavras, o empreendedor que está no momento de delegar as funções de marketing e se nega a fazer isso pode estar correndo alguns riscos:
- Se sobrecarregar por ter trabalho além do que pode realizar;
- Tomar decisões ruins, por não estar focado 100% na função de CEO;
- Perder oportunidades em vendas/marketing, por não estar focado;
- Tomar o marketing como “setor queridinho” e esquecer da produção;
- Riscos de saúde, em razão do overflow.
Se você é um diretor / CEO de uma empresa, se encontra em uma posição onde é viável contratar um especialista, uma agência ou fornecedor de uma área específica, mas não faz para não perder qualidade, tenha em mente o seguinte: você pode estar falhando como CEO.
7 – Mas delegar pode ser perigoso
Apesar de ser a favor de que os empresários deleguem as tarefas de marketing e foquem em tomar decisões estratégicas, existe riscos graves em delegar.
Esses riscos surgem especificamente quando o empresário não compreende o básico de marketing, ficando suscetível a ser engando.
Existe uma infinidade de maneiras em que um empresário iniciante em marketing pode ser enganado ou lesado, como:
- Sites de péssima performance ou até hackeados;
- Agências que trabalham para gerar likes, ao invés de vendas;
- Esforços alocados em canais que performam pouco;
- Social media com postagens inadequadas (antiéticas, racistas, entre outros males);
- Empresários ficando reféns de um fornecedor por não ter acesso de administrador às contas.
O que nos diz se um investimento financeiro é bom ou não é o retorno que ele nos traz. Esta deveria ser a mesma lógica de marketing, mas muitos não mensuram o retorno de suas ações.
É claro que dependendo da situação, será preciso escolher um fornecedor de marketing que ainda está iniciante, e este não é o problema, pois ambos poderão aprender juntos.
Mas o que eu pude aprender durante a mentoria de marketing que ministrei, é que um empresário que não entende de marketing pode ser um prato cheio para pessoas de má-fé. E infelizmente, em razão dos holofotes que estão sobre o marketing digital, encontrar pessoas assim na área não é difícil.
8 – As vezes o mentorado já sabe o que precisa
Em alguns casos o velho ditado de que “santo de casa não faz milagre” é verdade. Às vezes quem recebe mentoria de marketing já tem o caminho certo a seguir, sobrando para o mentor pequenos ajustes. Mas nem por isso o processo de mentoria de marketing perde importância para eles, pelo contrário: quando isso acontece, a massiva maioria declara que a mentoria de marketing os ajudou a “clarear as ideias”.
Acredito que isso aconteça em razão da solidão dos empreendedores. Muitas vezes ele simplesmente não tem com quem falar sobre estratégia, ou tem medo de contar seus planos / aspirações para pessoas próximas, ou sentem que não serão ouvidos.
9 – Transformação Digital é preciso
Muitas pessoas realizaram mentoria de marketing comigo através do Google Meet, mas não conseguiam perceber que isso também poderia ser usado para seus clientes.
O mesmo aconteceu com a ferramenta Calendly, que facilita muito o agendamento de reuniões, encurtando o trâmite de verificar horários disponíveis. Os mentorados agendavam os encontros através da ferramenta com total facilidade, mas poucos vislumbravam como poderiam utilizá-la em seu próprio negócio.
E isso vai além da mentoria de marketing. Existem muitas ferramentas que nos permitem trabalhar com mais organização e eficácia. E dependendo do setor, tais ferramentas ajudam até na quebra da barreiras geográficas, permitindo que o empreendedor vá buscar mais clientes.
Trata-se de um grande abismo em transformação digital, onde muitos negócios não aproveitam ferramentas que nos abrem novos horizontes, e de quebra poderiam aumentar suas margens.
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O UP Digital é um programa do Sebrae onde empresários de todo o Brasil recebem um treinamento com o que há de melhor em marketing digital.
São 3 encontros coletivos e dois encontros individuais durante 10 dias úteis. Uma bateria de ferramentas e insights valiosos para o seu negócio.
Para se inscrever, acesse o site oficial do Projeto.